Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Sente picadas nos dentes quando come ou bebe determinados alimentos? Tem dores nos dentes devido à Sensibilidade Dentária? Sente Sensibilidade Dentária diariamente ou é apenas um desconforto ocasional? É provável que tenha "hipersensibilidade dentinária", outra designação para dentes sensíveis.

A Sensibilidade Dentária é um problema dentário frequente. Não é uma doença, mas uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, devido a fatores como a retração das gengivas e o ranger dos dentes. A maioria das pessoas que sofre de Sensibilidade Dentária tem entre 20 e 50 anos.

Perguntas frequentes sobre a Sensibilidade Dentária

O que é a Sensibilidade Dentária? [+]

As pessoas que sofrem de Sensibilidade Dentária descrevem-na, muitas vezes, como "picadas nos dentes" ou "dor de dentes", ocorre normalmente quando se come alimentos ou bebe bebidas quentes ou frias. Pode sentir, igualmente, algum desconforto quando se come ou bebe algo doce ou ácido ou quando se escova os dentes e bochecha com água fria. Muitos adultos só sentem Sensibilidade Dentária ocasionalmente, apesar de alguns terem dores crónicas. A Sensibilidade Dentária pode ser indicador de um problema dentário subjacente. Deve consultar o seu dentista.

Consulte "Sobre Sensibilidade Dentária."

 

Quais são as causas da Sensibilidade Dentária? [+]

Por baixo do revestimento protetor de esmalte dentário, existe uma camada altamente porosa designada "dentina". A dentina é formada por milhares de túbulos microscópicos. Quando a dentina fica exposta, os nervos existentes no interior dos túbulos dentinários podem ficar suscetíveis a fatores desencadeantes, como alimentos e bebidas frias, respondendo com uma dor breve e aguda.

Consulte "Quais as causas da Sensibilidade Dentária?"

Como posso prevenir a Sensibilidade Dentária? [+]

Escovar os dentes com um dentífrico para a Sensibilidade Dentária, como Sensodyne, é uma forma de proteção contra esta condição. Outra forma de prevenir este problema é evitar uma escovagem demasiado agressiva e usar uma escova de filamentos macios, especialmente desenhada para dentes sensíveis. Cuidar bem dos dentes e ir com frequência ao dentista também pode ajudar a proteger os dentes contra as condições que contribuem para a Sensibilidade Dentária, como é o caso da doença gengival, das cáries dentárias e da retração das gengivas.

Consulte "Prevenir a Sensibilidade Dentária."

O que é que faz despoletar a Sensibilidade Dentária? [+]

A Sensibilidade Dentária pode ser provocada pela retração das gengivas, pela perda de esmalte ou por lesão nos dentes e nas gengivas. A Sensibilidade Dentária temporária pode ser provocada por cosméticos profissionais ou por tratamentos domésticos para branquear dos dentes. A Sensibilidade Dentária pode provocar dor, como reação a:

  • Alimentos ou bebidas frios
  • Alimentos ou bebidas quentes
  • Alimentos doces ou ácidos
  • Placa bacteriana e bactérias
  • Estímulos químicos
  • Boca seca

Consulte "Fatores desencadeantes da Sensibilidade Dentária."

A Sensibilidade Dentária é um problema comum? [+]

Sim. A Sensibilidade Dentária afeta muitas pessoas e pode ocorrer em qualquer altura. A Sensibilidade Dentária pode afetar os mais jovens, como consequência de alterações no estilo de vida e nos hábitos alimentares modernos. Porque se consomem mais alimentos e bebidas ácidos e porque se fazem mais refeições ligeiras ao longo do dia, a exposição ao risco de ter Sensibilidade Dentária é maior. 

A Sensibilidade Dentária é indício de um problema mais grave? [+]

Muitas vezes, a Sensibilidade Dentária é apenas um incómodo. Contudo, os dentes sensíveis podem indicar um problema dentário subjacente que requer a intervenção de um dentista. Consulte o seu dentista logo que possível.

Consulte "Um sinal de algo mais grave?"

Uma escovagem de dentes demasiado agressiva pode provocar Sensibilidade Dentária? [+]

Sim. Uma escovagem de dentes demasiado agressiva pode dar origem a retração gengival e, com o tempo, pode levar ao desgaste dos dentes, outra forma da dentina ficar exposta e, por conseguinte, provocando Sensibilidade Dentária.  

                                                                                                                                                                                                       Consulte "Escova de dentes Sensodyne Macia."

O branqueamento dos dentes pode provocar Sensibilidade Dentária? [+]

Os tratamentos para branqueamento dos dentes estão a tornar-se cada vez mais populares. Regra geral, os ingredientes dos produtos usados no branqueamento dos dentes incluem peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida. Estes são geralmente administrados através de um dispositivo especial (semelhante a um protetor bucal). À medida que o agente branqueador é introduzido, o oxigénio penetra no esmalte dos dentes clareando a cor dos dentes. A Sensibilidade Dentária está associada aos procedimentos de branqueamento dos dentes. Não existe uma ciência exata que possa prever se irá sofrer de Sensibilidade Dentária, porém, os relatórios sugerem que até 80% dos doentes que fazem tratamentos para branqueamento dentário, irão sofrer alguma Sensibilidade Dentária. Antes de fazer qualquer tratamento, consulte com o seu dentista.

Consulte "Tratamentos para branqueamento dentário e Sensibilidade Dentária."

Voltar ao topo

Perguntas frequentes sobre a Erosão Ácida

O que é a Erosão Ácida? [+]

Erosão Ácida, também designada por "Desgaste Ácido" ou "Erosão do Esmalte Dentário" é o desgaste do esmalte provocado pelo ácido dos alimentos que ingerimos.

Consulte "Sobre a Erosão Ácida."

Quais as causas da Erosão Ácida? [+]

Muitos dos alimentos e das bebidas que associamos à alimentação moderna, nomeadamente vinho, refrigerantes, frutas, chás de fruta e vinagre balsâmico, contêm ácido. O ácido entra em contacto com os dentes, dissolvendo a superfície dura do esmalte dentário. Assim, quando escovamos os dentes, o esmalte desgasta-se mais facilmente e, ao longo do tempo, vai ficando mais fino. Este desgaste do esmalte, provocado pelos ácidos dos alimentos, é designado por "Desgaste Dentário por Efeito do Ácido" ou "Erosão Ácida".

Consulte "Quais são as causas da Erosão Ácida."

Uma escovagem de dentes demasiado agressiva pode provocar Erosão Ácida? [+]

Uma escovagem demasiado agressiva pode acelerar a Erosão Ácida provocada pelo ácido dos alimentos e das bebidas que fazem parte da nossa alimentação diária. O esmalte dentário é particularmente vulnerável à escovagem dos dentes imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas. Após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidas é recomendável lavar a boca com água e esperar, pelo menos uma hora, antes de escovar os dentes.

A Erosão Ácida é permanente? [+]

Os efeitos da Erosão Ácida podem afetar pessoas de todas as idades e, apesar do amolecimento inicial do esmalte ser reversível, quando o esmalte é destruído, não é recuperável. Por isso, proteger é a melhor solução.

Terei que abdicar de alimentos e bebidas que provoquem a Erosão Ácida? [+]

Não é necessário alterar completamente a alimentação e o estilo de vida. Porém, é conveniente introduzir pequenas mudanças para minimizar os efeitos da Erosão Ácida. Por exemplo, usar uma palhinha para beber refrigerantes ou sumos de fruta e usar um dentífrico especial para o tratamento do esmalte dentário, como Sensodyne Pro-Esmalte. Sensodyne Pro-Esmalte é recomendado por dentistas e foi especialmente desenvolvido para ajudar a reendurecer o esmalte dentário dissolvido pelo ácido e para proteger os dentes da Erosão Ácida. Desta forma, pode-se continuar a comer e beber o que se mais gosta.

Erosão Ácida pode provocar Sensibilidade Dentária? [+]

Sim. Uma alimentação rica em ácidos provoca o desgaste do esmalte dentário e, por conseguinte, aumenta a probabilidade da camada de dentina subjacente ficar exposta. Uma vez exposta a dentina, o nervo existente no centro do dente fica vulnerável aos estímulos, dando origem a uma dor breve e aguda, provocada por determinados fatores desencadeantes como, por exemplo, alimentos e bebidas frias ou quentes.

Quais os sinais/sintomas da Erosão Ácida? [+]

Dado que a Erosão Ácida não é visível nem sentida inicialmente, só um dentista poderá identificar meticulosamente os sinais precoces da Erosão Ácida.

Consulte "Quais são os sinais da Erosão Ácida?"

Como proteger os dentes contra a Erosão Ácida? [+]

Para ajudar a proteger os dentes contra os efeitos do ácido dos alimentos, existem várias medidas que se pode tomar:

  • Evitar escovar os dentes, imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidos, que é quando o esmalte fica mais dissolvido. É preferível escovar os dentes antes das refeições ou aguardar pelo menos uma hora após a refeição.
  • Ingerir rapidamente bebidas ácidas - não bochechar nem reter na boca durante períodos prolongados de tempo. Também se pode usar uma palhinha, colocando-a na parte posterior da boca.
  • Escovar bem os dentes, de forma suave e com uma escova de dureza média, mas macia.
  • Fazer periodicamente um "check-up" à boca e falar com um profissional de medicina dentária sobre o problema.
  • Escovar diariamente os dentes - no mínimo duas vezes por dia, com um dentífrico específico para o tratamento do esmalte dentário, como Sensodyne Pro-Esmalte, para reendurecer o esmalte dissolvido pelo ácido e para o proteger de futuros ataques ácidos.
As crianças podem sofrer de Erosão Ácida? [+]

Sim. De facto, a Erosão Ácida é um problema cada vez maior. A maioria dos profissionais de saúde oral refere que observa semanalmente crianças com sinais de Erosão Ácida. Atualmente, a alimentação moderna das crianças, constituída por bebidas de fruta, refrigerantes, frutas e legumes, faz com que esta seja a principal causa de Erosão Ácida. Sensodyne Pro-Esmalte Júnior, recomendado para crianças com menos de 12 anos, foi especialmente desenvolvido para ajudar a proteger contra a Erosão Ácida.

Consulte "Com que frequência ocorre a Erosão Ácida?"

Voltar ao topo

Perguntas frequentes sobre a gama Sensodyne

Qual o dentífrico Nº 1 em Sensibilidade Dentária? [+]

Sensodyne é o dentífrico Nº 1 em Sensibilidade Dentária.

Como funciona Sensodyne? [+]

As fórmulas de Sensodyne à base de potássio atuam na fonte da dor, bloqueando os sinais de dor provocada pelo nervo, despolarizando o nervo. Os dentistas recomendam o uso de Sensodyne no mínimo duas vezes ao dia, tal qual como usaria o seu dentífrico normal.

Os dentífricos Sensodyne contêm ingredientes ativos como a tecnologia NovaMin® ou o acetato de estrôncio, para aliviar a dor provocada pela Sensibilidade Dentária. Está cientificamente comprovado que Sensodyne Repair & Protect, com a tecnologia avançada e patenteada NovaMin®, repara os dentes sensíveis formando uma camada idêntica à do dente, por cima da dentina exposta, para ajudar a reparar e proteger, de forma contínua, as áreas sensíveis. Na realidade, procura e repara as áreas vulneráveis que dão origem às picadas ocasionais devido à Sensibilidade Dentária. Sensodyne Rapid contém acetato de estrôncio, que é um elemento semelhante ao cálcio. O estrôncio, que faz parte da composição de Sensodyne Rapid substitui algum do cálcio que a dentina perde e bloqueia os túbulos expostos existentes no tecido dentinário. Desta forma, previne o fluxo do fluido no interior dos túbulos, que poderia provocar dor de dentes.

Quais são as variedades de Sensodyne? [+]

A gama de Sensodyne disponível em Portugal é vasta e satisfaz as principais necessidades de cada um:

Sensodyne tem uma fórmula branqueadora? [+]

Sim. A fórmula branqueadora disponível é Sensodyne Branqueadora.

Com que frequência devo usar Sensodyne? [+]

Use diariamente Sensodyne no mínmo duas vezes ao dia, em vez do seu dentífrico habitual, para uma proteção duradoura contra a Sensibilidade Dentária.

Durante quanto tempo terei que usar Sensodyne até reduzir a Sensibilidade Dentária? [+]

Sensodyne deverá ser usado diariamente, no mínimo duas vezes ao dia, para garantir uma eficácia máxima. Deverá começar a notar diferença ao fim de duas semanas. É provável que o seu profissional de Saúde Oral recomende o uso de Sensodyne como usaria o seu dentífrico diário habitual, dado que a Sensibilidade Dentária é uma condição frequentemente recorrente.

Se deixar de usar Sensodyne, voltarei a ter Sensibilidade Dentária? [+]

Deixar de sentir Sensibilidade Dentária depende de cada pessoa. Para prevenir a dor, o seu profissional de Saúde Oral poderá recomendar-lhe substituir o seu dentífrico habitual por Sensodyne e usar diariamente, no mínimo duas vezes ao dia.

Porque devem as crianças, com menos de 12 anos de idade, consultar um dentista antes de usar Sensodyne? [+]

As variantes de Sensodyne para a Sensibilidade Dentária não são formuladas ou indicadas para crianças com menos de 12 anos de idade. A Sensibilidade Dentária é um problema raro em crianças tão jovens. Consulte o dentista do seu filho e pergunte-lhe quais são as suas recomendações.

Sensodyne contém flúor? [+]

Quase todos os dentífricos Sensodyne contêm flúor, nomeadamente Sendodyne Repair & Protect, Sensodyne RapidSensodyne F, e Sensodyne Branqueadora.

Posso usar o elixir após a escovagem de dentes com Sensodyne? [+]

Sim, pode usar elixir e pode também comer e beber após escovar os dentes com Sensodyne. Recomendamos Sensodyne Elixir Suave como parte integrante de um bom plano de cuidados de saúde oral, para ajudar a proteger os dentes contra a Sensibilidade Dentária.

Porque é que devo usar a escova de dentes Sensodyne? [+]

As escovas de dentes Sensodyne são indicadas para pessoas com dentes sensíveis e têm filamentos mais macios para uma escovagem suave, filamentos com as extremidades redondas para ajudar a prevenir a irritação das gengivas e um tamanho especial para facilitar o acesso ao interior da boca. Use a escova de dentes Sensodyne conjuntamente com os dentífricos Sensodyne, para ajudar a limpar e a cuidar dos dentes sensíveis.

Onde posso encontrar escovas de dentes Sensodyne? [+]

As escovas de dentes Sensodyne estão disponíveis na secção de cuidados de saúde oral da maioria das farmácias e das grandes superfícies.

 

Porque é que devo usar o elixir Sensodyne? [+]

Utilizado conjuntamente com os dentífricos e com as escovas de dentes Sensodyne, Sensodyne Elixir Suave faz parte de um bom plano de cuidados de Saúde Oral para proteger os dentes contra a Sensibilidade Dentária. Está indicado para pessoas com dentes sensíveis e tem uma formulação sem álcool, um ligeiro sabor a menta e flúor para ajudar a combater as cáries dentárias.

Porque devo usar Sensodyne fio ou fita dentária? [+]

Revestido com um tratamento à base de cera lisa, que se dissolve libertando fluoreto, o fio dentário Sensodyne é uma fibra de monofilamento suave, desenhada para deslizar facilmente entre os dentes, mesmo nos locais mais estreitos. Indicado para pessoas com dentes sensíveis, constitui uma parte importante de um plano global de cuidados de Saúde Oral, para ajudar a proteger os dentes contra a Sensibilidade Dentária.

Sensodyne pode ser aplicado num dente sensível, para alívio imediato? [+]

Sensodyne Rapid pode ser aplicado, proporcionando um alívio da dor em 60 segundos (quando usado conforme indicado). Não existe evidência clínica para as outras variantes de Sensodyne que suportem a massagem, como um meio de aplicação eficaz.

 

Qual é a Abrasão Relativa da Dentina (RDA) de Sensodyne? [+]

A Abrasão Relativa da Dentina indica a abrasividade das pastas de dentes sobre a dentina (parte mais mole do dente). Normalmente, os dentífricos Sensodyne têm uma RDA da ordem dos 60-120, dependendo das variantes (e do mercado). Sensodyne Pro-Esmalte e o Sensodyne Pro-Esmalte Júnior têm uma RDA de, aproximadamente, 35.

A fórmula de Sensodyne Branqueadora torna efetivamente os dentes mais brancos e alivia a Sensibilidade Dentária? [+]

A fórmula de Sensodyne Branqueadora não branqueia, mas contém uma matriz constituída por ingredientes de polimento e de limpeza, que juntos, contribuem para o efeito de limpeza e de branqueamento. As variantes de Sensodyne contêm princípios ativos dessensibilizantes, clinicamente comprovados.

É seguro usar Sensodyne durante os tratamentos de branqueamento dentário? [+]

Sim. Estudos de investigação demonstraram que o uso de Sensodyne duas semanas antes e durante o processo de branqueamento pode:

  • Reduzir significativamente as probabilidades de ocorrência de Sensibilidade Dentária.
  • Aumentar significativamente o número de dias sem Sensibilidade Dentária.
  • Melhorar significativamente a satisfação global com o processo de branqueamento.

Voltar ao topo

Perguntas frequentes sobre a gama Sensodyne Pro-Esmalte

De que forma é que Sensodyne Pro-Esmalte protege os dentes contra os efeitos da Erosão Ácida? [+]

Sensodyne Pro-Esmalte faz parte da gama de dentífricos Sensodyne para o tratamento do esmalte dentário. Foi especificamente formulado para ajudar a proteger os dentes dos efeitos da Erosão Ácida. Funciona porque:

  • Tem uma fórmula otimizada à base de fluoreto, para ajudar a reendurecer o esmalte dissolvido pelo ácido e para criar uma proteção contra futuros ataques ácidos.
  • Tem uma abrasividade baixa, para ajudar a minimizar os danos para o esmalte dissolvido pelo ácido.
  • Fórmula livre de Lauril Sulfato de Sódio (LSS) e com pH neutro.
  • Contém nitrato de potássio para ajudar a prevenir a Hipersensibilidade Dentária.

 

 

As crianças podem usar Sensodyne Pro-Esmalte? [+]

As crianças podem usar Sensodyne Pro-Esmalte Júnior, uma fórmula especialmente desenvolvida para crianças com menos de 12 anos de idade.

 

Com que frequência devo usar Sensodyne Pro-Esmalte? [+]

Sensodyne Pro-Esmalte deve ser usado diariamente, no mínimo duas vezes ao dia, subsituindo o dentífrico habitual.

 

Se deixo de usar o Sensodyne Pro-Esmalte, volto a ter Erosão Ácida? [+]

A destruição do esmalte é irreversível. Contudo, Sensodyne Pro-Esmalte pode ajudar a reendurecer o esmalte dentário que foi dissolvido, para proteger os dentes contra os efeitos da Erosão Ácida.

 

É necessário usar o dentífrico habitual conjuntamente com Sensodyne Pro-Esmalte? [+]

Não, Sensodyne Pro-Esmalte proporciona todos os benefícios de um dentífrico habitual. Contém fluoreto para combater as cáries, refresca o hálito e limpa os dentes. Sensodyne Pro-Esmalte deve ser usado diariamente, duas vezes ao dia, substituindo o dentífrico habitual.

 

Sensodyne Pro-Esmalte faz tudo o que um dentífrico habitual faz? [+]

Sim, Sensodyne Pro-Esmalte proporciona todos os benefícios de um dentífrico habitual. Além de ajudar a proteger os dentes contra a Erosão Ácida, contém fluoreto para combater as cáries, refresca o hálito e limpa os dentes.

 

Voltar ao topo