Sobre a Erosão Ácida

O que causa Erosão Ácida?

Os alimentos e as bebidas que consumimos diariamente contêm muitos ácidos naturais que podem provocar Erosão Ácida

O desgaste dentário devido aos ácidos - também designado por Erosão Ácida, é causado pelos alimentos e bebidas que consumimos diariamente. Existem muitos alimentos ácidos que, muitas vezes, fazem parte de uma alimentação saudável. São os ácidos naturais dos alimentos como o vinho e os sumos de fruta que dissolvem o esmalte, levando à Erosão Ácida e possivelmente, a longo prazo, à erosão dentária.Acidwear _foods

Se beber vinho os seus dentes poderão ficar vulneráveis à Erosão Ácida. O consumo regular de ácido cítrico existente em alimentos, como morangos ou sumos de fruta, pode expor os seus dentes à Erosão Ácida. Na realidade, refrigerantes com ácido e molhos para salada preparados com vinagre balsâmico, podem mudar significativamente os dentes ao longo do tempo. É o ácido "escondido" contido nos alimentos e bebidas do dia a dia que se torna a causa mais frequente do desgaste do esmalte.

Caso real - ácido do sumo de laranja

Quando entra em contacto com o esmalte dentário, a sua superfície dura dissolve-se. Depois, pode ocorrer erosão do esmalte se, após beber o sumo de laranja, lavar imediatamente os dentes. Se esta for a sua rotina poderá, ao longo do tempo, começar a sentir os efeitos da Erosão Ácida.

Os valores do pH dos alimentos que consumimos no dia a dia

O valor do pH é um indicador importante do teor em ácido de determinado alimento ou bebida. O valor do pH de um produto varia de 0 a 14. Qualquer produto com um valor de pH inferior a 7 é considerado ácido - e qualquer alimento ou bebida com um valor de pH inferior a 5,3 pode colocar o esmalte em risco de Erosão Ácida. Como pode verificar, a tabela abaixo determina o nível de acidez dos alimentos, muitos dos alimentos e bebidas que consumimos diariamente têm valores de pH baixos. Esta é a razão pela qual se deve respeitar os conselhos do dentista, sobre como consumir alimentos ácidos. O seu dentista poderá recomendar Sensodyne Pro-Esmalte para ajudar a proteger os dentes da Erosão Ácida.


pH 2,5 - 3,5

Apple

Maçã
pH ~ 3,0

Applesauce

Molho de maçã
pH ~ 3,3

Fruit Jelly

Geleia de fruta
pH ~ 3,0

Grapefruit

Toranja
pH ~ 3,0

Honey

Mel
pH ~ 3,0

Orange Juice

Sumo de laranja
pH ~ 3,3

Pineapple

Ananás
pH ~ 3,2

Strawberries

Morangos
pH ~ 3,3

Table Wine

Vinho de mesa
pH ~ 3,5

White Grapes

Uvas brancas
pH ~ 2,9

Acid Wear Placeholder Acid Wear Placeholder

pH 3,6 - 4,5

Cherries

Cerejas
pH ~ 4.0

Cream Cheese

Queijo creme
pH ~ 4,1

Oranges

Laranjas
pH ~ 3,6

Pickles

Pickles
pH ~ 5,1

Raisins

Passas de uva
pH ~ 3,8

Sorbet

Sorvete
pH ~ 3,9

Tomato Juice

Sumo de tomate
pH ~ 4,1

Tomatoes

Tomate
~ 4.1 pH

Acid Wear Placeholder Acid Wear Placeholder Acid Wear Placeholder Acid Wear Placeholder

pH 3,6 - 4,5

Cottage Cheese

Requeijão
pH ~ 4,8

Maple Syrup

Xarope de ácer
pH ~ 4,6

Vegetable Soup

Sopa de legumes
pH ~ 4,0

Acid Wear Placeholder Acid Wear Placeholder Acid Wear Placeholder

Sensodyne Pro-Esmalte é um dentífrico para cuidado do esmalte dentário especificamente formulado para proteger os dentes dos efeitos da Erosão Ácida.

Sensodyne Pro -Esmalte 310w

Saiba Mais: A Erosão Ácida é comum?