Sobre Sensibilidade Dentária

O que causa Sensibilidade Dentária?

A Sensibilidade Dentária é provocada pela exposição da dentina

A Sensibilidade Dentária é provocada pela exposição gradual da parte mais mole do dente - dentina, situada por baixo do esmalte dentário.

A dentina é constituída por tubos finos - túbulos - com extremidades nervosas e cheios de líquido. Comer ou beber alimentos e bebidas quentes, frias ou doces pode fazer com que o líquido circule. Esta mudança no fluxo do fluido faz com que as extremidades nervosas reajam, despoletando uma picada desconfortável ou uma dor breve e aguda.

Algumas das condições dentárias mais frequentes que podem dar origem a dentes sensíveis são:

Hypersensitivity1
Escovagem Demasiado Agressiva

Os hábitos de higiene oral; como escovar os dentes com demasiada frequência, demasiada agressividade ou com uma escova de filamentos duros podem, eventualmente, provocar desgaste do esmalte dentário. Além disso, podem ainda provocar retração gengival e levar a uma maior exposição da dentina.

Doença Gengival (Gengivite)

Quando o tecido gengival fica inflamado e vulnerável devido a gengivite (doença gengival), poderá ficar com as gengivas sensíveis e sentir Sensibilidade Dentária, uma vez que a maior parte da superfície da raiz dentária subjacente fica exposta.

Ranger de Dentes

Se range os dentes quando dorme ou se durante o dia cerra os dentes, poderá estar a provocar o desgaste do esmalte e a expor a camada de dentina subjacente.

Retração Gengival

A retração das gengivas junto dos dentes sensíveis, provocada por condições como a doença periodontal, pode expor a dentina do dente e provocar sensibilidade. Uma escovagem demasiado agressiva ou com demasiada frequência, pode causar igualmente retração gengival.

Saiba Mais: Entender a Sensibilidade Dentária