Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre Sensibilidade Dentária

  • O que é a sensibilidade dentária?

    A hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade dentária, é um problema comum que pode surgir quando a dentina, a parte interior do dente, fica exposta. É uma condição que se pode desenvolver ao longo do tempo provocada por problemas comuns, como a recessão gengival e o desgaste do esmalte. 

    Descubra Quais são as Causas de Sensibilidade Dentária.

  • O que causa a sensibilidade dentária?

    A sensibilidade dentária poderá começar quando a parte mais macia e interior do dente, chamada "dentina", fica exposta. A dentina encontra-se debaixo do esmalte e das gengivas. Milhares de canais microscópicos passam pela dentina em direção ao centro do dente. Quando a dentina fica exposta, fatores desencadeantes externos (como, por exemplo, uma bebida fria) podem estimular os nervos no interior do dente, resultando na dor breve e aguda característica da sensibilidade dentária.

    Consulte O Que Causa a Sensibilidade Dentária para saber mais.

  • Como posso proteger-me contra a sensibilidade dentária?

    Fale com o seu médico dentista sobre os seus sintomas e confirme que a causa do seu problema é sensibilidade dentária. Em seguida, aconselhe-se sobre a melhor forma de a tratar, por exemplo, qual a melhor técnica de escovagem para si e com que frequência o deve fazer. Além disso, pode aliviar os sintomas dolorosos da sensibilidade dentária trocando o seu dentífrico habitual por um dentífrico de uso diário especialmente formulado para tratar os dentes sensíveis, como Sensodyne®.

    Consulte Cuidado Diário da Boca para Dentes Sensíveis para saber mais.

  • O que desencadeia a sensibilidade dentária?

    Vários fatores podem desencadear uma pontada ou dor de dentes em pessoas com dentes sensíveis. Eis alguns dos fatores desencadeantes mais comuns para a sensibilidade dentária:

    • Bebidas ou alimentos frios
    • Bebidas ou alimentos quentes
    • Alimentos com açúcar
    • Alimentos ácidos
    • Inspirar ar frio
    • Escovar os dentes 

    Consulte Fatores que Desencadeiam Dor em Dentes Sensíveis para saber mais.

  • A sensibilidade dentária é um problema dentário comum?

    Sim. A sensibilidade dentária afeta 1 em cada 3 pessoas, mesmo entre os jovens adultos. A maior parte das pessoas com esta condição está entre os 20 e os 50 anos.

  • A sensibilidade dentária é sinal de um problema dentário mais grave?

    Podem existir várias causas para a dor de dentes para além da sensibilidade dentária. Assim, se sentir uma dor de dentes ou desconforto, em especial se for persistente, deve consultar o seu médico dentista e procurar um aconselhamento profissional.

    Consultar Outras Causas para a Sensibilidade Dentária para saber mais. 

  • A escovagem demasiado agressiva pode provocar sensibilidade dentária?

    A escovagem demasiado agressiva ou mais frequente do que o recomendado pelo seu médico dentista pode contribuir para a recessão gengival e desgaste do esmalte. Ao longo do tempo, a recessão gengival e a perda de esmalte podem levar à exposição da dentina e à sensibilidade dentária.

    Consulte Outras Causas para a Sensibilidade Dentária para saber mais. 

  • O branqueamento dos dentes pode provocar sensibilidade dentária?

    Neste caso, branqueamento dos dentes refere-se aos tratamentos de branqueamento realizados sob supervisão do médico dentista. Estes tratamentos contêm agentes branqueadores (peróxido), conhecidos por provocar sensibilidade em alguns pacientes. Isto não é o mesmo que a hipersensibilidade dentinária, que acontece em resultado da exposição da dentina (a parte mais macia e interna do dente). Fale com o seu médico dentista sobre a sensibilidade relacionada com o branqueamento se estiver a pensar fazer um tratamento de branqueamento dentário. 

    Consultar Tratamentos de Branqueamento Causam Sensibilidade para mais informações

Perguntas Frequentes sobre Erosão Ácida

  • O que é a erosão ácida?

    O desgaste do esmalte, provocado pelos ácidos da sua alimentação, denomina-se "Erosão Ácida". Apenas quatro "ocasiões" de acidez durante o dia podem colocar o esmalte em risco por desgaste ácido. Se o seu esmalte dentário estiver em risco consulte o seu médico dentista e peça-lhe aconselhamento dietético e sobre a melhor forma de consumir os muitos alimentos e bebidas ácidas existentes na alimentação moderna, bem como a melhor rotina de higiene oral para si.  

    Para saber mais, consulte pro-esmalte.pt

  • O que provoca a erosão ácida?

    Com o tempo, os alimentos e bebidas ácidas podem provocar desgaste do esmalte dos seus dentes. Incluem-se nesta categoria a fruta e sumos de fruta, bebidas gaseificadas, café ou chá, vinho e tudo o que tenha um sabor picante, como o ketchup ou os molhos para saladas. Para ajudar a proteger os seus dentes contra a erosão ácida, consulte o seu médico dentista e use um dentífrico com flúor especialmente desenvolvido para pessoas com risco de desgaste ácido de esmalte, como Sensodyne® Pro-Esmalte. Peça ao seu médico dentista aconselhamento alimentar e sobre a melhor forma de consumir os muitos alimentos e bebidas ácidas que existem na alimentação moderna, e ainda sobre a melhor rotina de higiene oral para si.

    Para saber mais, consulte pro-esmalte.pt.

  • A erosão ácida pode provocar sensibilidade dentária?

    Sim. A erosão ácida pode contribuir para o desgaste do esmalte dentário. O esmalte é a camada externa do dente. Embora seja mais dura do que qualquer outra substância no corpo, com o tempo, pode desgastar-se gradualmente, expondo a camada de dentina subjacente, o que pode levar à sensibilidade dentária.

Perguntas Frequentes sobre Dentífricos para a Sensibilidade

Escovas de Dentes Sensodyne®