Causas da Sensibilidade

Causas da Sensibilidade

Causas da Sensibilidade

O que Causa a Sensibilidade Dentária?

A hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade dentária, é um problema dentário comum. É uma condição que se pode desenvolver ao longo do tempo como resultado de problemas comuns, como a retração gengival e o desgaste do esmalte. A maior parte das pessoas com esta condição está entre os 20 e os 50 anos. A sensibilidade dentária pode começar a ocorrer quando a parte mais macia do interior do dente, chamada "dentina", fica exposta. A dentina encontra-se debaixo do esmalte e das gengivas.

Milhares de canais microscópicos passam pela dentina em direção ao centro do dente. Quando a dentina fica exposta, fatores desencadeantes externos (como por exemplo, uma bebida fria) podem estimular os nervos no interior do dente, resultando na característica dor breve e aguda da sensibilidade dentária.

 

O que Causa a Sensibilidade Dentária?

Só um médico dentista pode confirmar se tem hipersensibilidade dentinária. Se estiver com problemas dentários, consulte sempre o seu médico dentista. Se sofre de hipersensibilidade dentinária, pode contribuir para minimizar a exposição da dentina, tratar a sua sensibilidade dentária e aliviar os sintomas dolorosos fazendo pequenas alterações à sua rotina diária de cuidados orais e hábitos alimentares.

Nesta secção, damos a conhecer algumas das principais causas da sensibilidade dentária.

  • Desgaste do esmalte, por exemplo, devido ao ranger dos dentes ou à escovagem demasiado frequente
  • Retração gengival, por exemplo, devido a doença gengival ou escovagem agressiva dos dentes

A sensibilidade que pode ser sentida durante ou após os tratamentos profissionais de branqueamento dos dentes é diferente da hipersensibilidade dentinária. Consultar "Os tratamentos de branqueamento causam sensibilidade?" para mais informações.

SOBRE SENSIBILIDADE