Perguntas Frequentes
Perguntas frequentes sobre Sensibilidade Dentária
-
O que é a sensibilidade dentária?
-
O que causa a sensibilidade dentária?
A sensibilidade dentária poderá começar quando a parte mais macia e interior do dente, chamada "dentina", fica exposta. A dentina encontra-se debaixo do esmalte e das gengivas. Milhares de canais microscópicos passam pela dentina em direção ao centro do dente. Quando a dentina fica exposta, fatores desencadeantes externos (como, por exemplo, uma bebida fria) podem estimular os nervos no interior do dente, resultando na dor breve e aguda característica da sensibilidade dentária.
Consulte O Que Causa a Sensibilidade Dentária para saber mais.
-
Como posso proteger-me contra a sensibilidade dentária?
Fale com o seu médico dentista sobre os seus sintomas e confirme que a causa do seu problema é sensibilidade dentária. Em seguida, aconselhe-se sobre a melhor forma de a tratar, por exemplo, qual a melhor técnica de escovagem para si e com que frequência o deve fazer. Além disso, pode aliviar os sintomas dolorosos da sensibilidade dentária trocando o seu dentífrico habitual por um dentífrico de uso diário especialmente formulado para tratar dentes sensíveis, como Sensodyne.
Consulte Cuidado Diário da Boca para Dentes Sensíveis para saber mais.
-
O que desencadeia a sensibilidade dentária?
Vários fatores podem desencadear uma pontada ou dor de dentes em pessoas com dentes sensíveis. Eis alguns dos fatores desencadeantes mais comuns da sensibilidade dentária:
- Bebidas ou alimentos frios
- Bebidas ou alimentos quentes
- Alimentos com açúcar
- Alimentos ácidos
- Inspirar ar frio
- Escovar os dentes
Consulte Fatores que Desencadeiam Dor de Dentes Sensíveis para saber mais.
-
A sensibilidade dentária é um problema dentário comum?
-
A sensibilidade dentária é sinal de um problema dentário mais grave?
Podem existir várias causas para a dor de dentes para além da sensibilidade dentária. Assim, se sentir uma dor de dentes ou desconforto, em especial se for persistente, deve consultar o seu médico dentista e procurar um aconselhamento profissional.
Consultar Outras Causas para a Sensibilidade Dentária para saber mais.
-
A escovagem demasiado agressiva pode provocar sensibilidade dentária?
A escovagem demasiado agressiva ou mais frequente do que o recomendado pelo seu médico dentista pode contribuir para a recessão gengival e desgaste do esmalte. Ao longo do tempo, a recessão gengival e a perda de esmalte podem levar à exposição da dentina e à sensibilidade dentária.
Consulte Outras Causas para a Sensibilidade Dentária para saber mais.
-
O branqueamento dos dentes pode provocar sensibilidade dentária?
Neste caso, branqueamento dos dentes refere-se aos tratamentos de branqueamento realizados sob supervisão do médico dentista. Estes tratamentos contêm agentes branqueadores (peróxido), conhecidos por provocar sensibilidade em alguns pacientes. Isto não é o mesmo que a hipersensibilidade dentinária, que acontece como resultado da exposição da dentina (a parte mais macia e interna do dente). Fale com o seu médico dentista sobre a sensibilidade relacionada com o branqueamento se estiver a pensar fazer um tratamento de branqueamento dentário.
Consultar Tratamentos de Branqueamento Causam Sensibilidade para mais informações
Perguntas Frequentes sobre Erosão Ácida
-
O que é a erosão ácida?
O desgaste do esmalte, provocado pelos ácidos da sua alimentação, denomina-se "Erosão Ácida". Bastam algumas ocasiões de acidez durante o dia para colocar o esmalte em risco de erosão ácida.Se o seu esmalte dentário estiver em risco consulte o seu médico dentista e peça-lhe aconselhamento dietético e sobre a melhor forma de consumir os muitos alimentos e bebidas ácidas existentes na alimentação moderna, bem como a melhor rotina de higiene oral para si.
Para saber mais, consulte pro-esmalte.pt
-
O que provoca a erosão ácida?
Com o tempo, os alimentos e bebidas ácidas podem provocar desgaste do esmalte dos seus dentes. Incluem-se nesta categoria a fruta e sumos de fruta, bebidas gaseificadas, café ou chá, vinho e tudo o que tenha um sabor picante, como o ketchup ou os molhos para saladas. Para ajudar a proteger os seus dentes contra a erosão ácida, consulte o seu médico dentista e use um dentífrico com flúor especialmente desenvolvido para pessoas com risco de desgaste ácido de esmalte, como Sensodyne Pro-Esmalte. Peça ao seu médico dentista aconselhamento alimentar e sobre a melhor forma de consumir os muitos alimentos e bebidas ácidas que existem na alimentação moderna, e ainda sobre a melhor rotina de higiene oral para si.
Para saber mais, consulte pro-esmalte.pt.
-
A erosão ácida pode provocar sensibilidade dentária?
Sim. A erosão ácida pode contribuir para o desgaste do esmalte dentário. O esmalte é a camada externa do dente. Embora seja mais dura do que qualquer outra substância no corpo, com o tempo, pode desgastar-se gradualmente, expondo a camada de dentina subjacente, o que pode levar à sensibilidade dentária.
Perguntas Frequentes sobre Dentífricos para a Sensibilidade
-
Qual é o dentífrico n.º 1 recomendado por médicos dentistas para a sensibilidade dentária?
-
Como funcionam os dentífricos dessensibilizantes?
As pessoas com a dentina exposta são suscetíveis de sofrer de sensibilidade dentária desencadeada, por exemplo, por bebidas frias ou alimentos quentes. As fórmulas Sensodyne funcionam de três formas diferentes: os dentífricos Sensodyne com Nitrato de Potássio funcionam para acalmar os nervos no interior do dente; os dentífricos como os da gama Sensodyne Repair & Protect, com NovaMin, formam uma camada protetora sobre as áreas vulneráveis dos dentes proporcionando uma reparação forte; outros dentífricos como os da gama Sensodyne Rapid Action, com Floureto de Estanho, proporcionam um alívio rápido ao criarem uma barreira de oclusão nas áreas sensíveis do dente. Cada dentífrico Sensodyne está comprovado no alívio da dor da sensibilidade dentária com duas escovagens diárias.
-
Os dentífricos Sensodyne existem em diferentes variedades?
-
Sensodyne tem formulações de branqueamento?
Sim. Sensodyne tem formulações disponíveis que têm um efeito adicional de branqueamento: Sensodyne Branqueadora, Sensodyne Pro-Esmalte Branqueadora, Sensodyne Repair&Protect Branqueadora e Sensodyne Rapid Action Branqueadora.
-
Com que frequência devo usar Sensodyne?
Use Sensodyne duas vezes ao dia em vez do seu dentífrico habitual para uma proteção contínua contra a sensibilidade dentária. Aconselhe-se junto do médico dentista sobre a melhor rotina de higiene oral para si.
-
Quanto tempo tenho de usar Sensodyne para sentir menos sensibilidade?
Os dentífricos para a sensibilidade necessitam de um período de utilização com duas escovagens diárias para beneficiar de proteção duradoura contra a dor da hipersensibilidade dentinária.
Os estudos clínicos mostraram que os dentífricos para a sensibilidade contendo nitrato de potássio, como os dentífricos Sensodyne, acalmam a sensibilidade dentária em apenas 2 semanas, com duas escovagens diárias.
Os estudos clínicos mostraram que os dentífricos Sensodyne com flúor estanoso (Sensodyne Ação Completa) aliviam a sensibilidade dentária em 4 semanas, com duas escovagens diárias.
Os estudos clínicos mostraram que, com duas escovagens diárias, os dentífricos contendo 5 % de NovaMin começam a atuar em apenas 1 semana e oferecem benefícios significativos em apenas 2 semanas, mantendo-se as melhorias clínicas durante 6 meses.
Leia sempre o rótulo e siga as instruções de utilização da embalgem. A sensibilidade dentária pode ser indicadora de um problema subjacente que necessita de cuidado imediato. Se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte o seu médico dentista.
-
Quando interromper a utilização do dentífrico Sensodyne, voltarei a sentir sensibilidade dentária?
Os estudos clínicos de investigação da eficácia de dentífricos para a sensibilidade que contêm nitrato de potássio mostraram que a dor devido à sensibilidade dentária começa a regressar quando se deixa de utilizar o produto.
Os dentífricos Sensodyne são de uso diário e foram desenvolvidos para ajudar a aliviar a hipersensibilidade dentinária quando usados conforme as instruções de utilização, duas vezes ao dia, todos os dias.
Consulte o seu médico dentista para saber mais sobre a sensibilidade dentária e sobre a melhor rotina de higiene oral e o dentífrico mais indicado para si.
Leia sempre o rótulo e siga as instruções de utilização da embalagem. A sensibilidade dentária pode ser indicadora de um problema subjacente que necessite de um cuidado imediato e de especialista. Se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte o seu médico dentista.
-
Por que devem os menores de 12 anos consultar um médico dentista antes de utilizar um dentífrico Sensodyne?
À exceção de Sensodyne Pro-Esmalte Junior, que não contém agente dessensibilizante, os dentífricos Sensodyne não estão recomendados para crianças com menos de 12 anos de idade. A sensibilidade dentária não é habitual em crianças tão jovens. Consulte o médico dentista do seu filho para obter os conselhos e recomendações adequadas.
-
Os dentífricos Sensodyne contêm flúor na sua formulação?
Todos os dentífricos Sensodyne contêm flúor.
-
Os dentífricos Sensodyne contêm triclosan?
-
Posso usar um elixir depois de escovar os dentes com um dentífrico Sensodyne?
Sim, pode usar elixires depois de usar um dentífrico Sensodyne. Aconselhe-se junto do seu médico dentista sobre a melhor rotina de higiene oral para si.
Sensodyne oferece um elixir de uso diário especialmente formulado para ajudar a proteger contra a sensibilidade dentária e que contém flúor para manter os dentes fortes e saudáveis. Disponível em duas variantes Extra Fresh e Cool Mint.
-
Qual é a Abrasão Relativa da Dentina (RDA) para os dentífricos Sensodyne?
A RDA é uma medida amplamente aceite da abrasividade de um dentífrico. Todos os dentífricos Sensodyne cumprem as diretrizes da American Dental Association (ADA), da Food and Drug Administration (FDA) e da International Organisation for Standardisation (ISO) para dentífricos de uso diário.
Os dentífricos Sensodyne têm uma RDA entre 13 e 140, consoante as variedades disponíveis no seu país. Os dentífricos com uma RDA até 250 são considerados adequados para uso diário.
-
As fórmulas branqueadoras de Sensodyne branqueiam mesmo os dentes além de aliviarem a sensibilidade?
-
Os dentífricos Sensodyne são seguros para utilização durante os tratamentos de branqueamento?
A hipersensibilidade dentinária é uma condição comum e dolorosa dos dentes, que pode surgir quando a dentina fica exposta (habitualmente em resultado de recessão gengival ou desgaste do esmalte). A sensibilidade que se pode sentir durante e após os tratamentos de branqueamento profissionais é diferente. Neste caso, crê-se que o componente branqueador dos tratamentos penetra no dente, provocando sensibilidade.
Os estudos clínicos indicam que os dentífricos contendo nitrato de potássio podem reduzir a sensibilidade associada aos procedimentos de branqueamento profissionais. Nestes estudos, as pessoas que usavam Sensodyne com nitrato de potássio durante duas semanas, antes e durante o tratamento de branqueamento, sentiram menos sensibilidade após o tratamento, em comparação com as pessoas que usavam um dentífrico normal com flúor.
Fale com o seu médico dentista sobre a sensibilidade relacionada com tratamentos de branqueamento caso esteja a pensar realizar algum. Use os produtos Sensodyne conforme as instruções de utilização da embalagem.
-
Em que difere o dentífrico Sensodyne Repair & Protect dos outros dentífricos Sensodyne?
-
Em que difere o dentífrico Sensodyne Rapid Action dos outros dentífricos Sensodyne?
Sensodyne Rapid Action foi desenvolvida para ser rápida. A sua fórmula única contém fluoreto de sódio e um polímero bio-adesivo que proporciona uma oclusão acelerada dos túbulos dentinários, começando a atuar desde a 1ª escovagem. Alívio clinicamente comprovado da dor da sensibilidade dentária em apenas 60 segundos e proteção prolongada.
Perguntas frequentes sobre as Escovas de Dentes Sensodyne
-
Em que diferem as cerdas das escovas de dentes suaves e extra-suaves Sensodyne?
As Escovas de Dentes Sensodyne foram especificamente desenhadas para dentes sensíveis. Com as suas cerdas sedosas e macias e cabeça arredondada, proporcionam uma limpeza ainda mais delicada nas áreas sensíveis dos dentes e gengivas. No portfólio de Escovas Sensodyne, pode encontrar por exemplo a Escova Sensodyne Repair & Protect que previne contra o desgaste da escovagem ou a Escova Sensodyne Gengivas que proporciona uma limpeza precisa na linha das gengivas.
-
De que são feitas as cerdas?
-
Por que é que as escovas de dentes Sensodyne são adequadas para pessoas com dentes sensíveis?
As escovas de dentes Sensodyne têm cabeças pequenas e arredondadas, concebidas para proporcionar uma limpeza eficaz, mesmo em áreas difíceis de alcançar. As cerdas macias destas escovas de dentes foram especialmente concebidas para limpar delicadamente os dentes e serem suaves para as gengivas. Pergunte ao seu médico dentista qual a melhor rotina de higiene oral e técnica de escovagem para si.
-
Com que frequência deve ser substituída a escova de dentes?
-
Qual é a vantagem de usar uma escova de dentes manual em vez de uma escova de dentes elétrica?
-
Posso usar uma escova de dentes Sensodyne na minha prótese dentária?