O que provoca Sensibilidade?
Conhecer melhor a estrutura dos seus dentes vai ajudá-lo a compreender as causas da sensibilidade dentária.
Os seus dentes possuem três camadas:
- A camada externa, designada esmalte, é a mais dura.
- O núcleo do dente é a dentina, que é mais macia e contém milhares de canais microscópicos.
- A parte mais interna chama-se polpa. Esta contém os nervos no centro do dente.
A dor breve e aguda da sensibilidade dentária ocorre quando a parte mais macia do interior do dente, chamada dentina, fica exposta, revelando os seus micro-túbulos. Estes permitem o acesso aos canais que atravessam a dentina até ao centro do dente onde se encontra o nervo. Quando come ou bebe algo frio, quente, doce ou ácido, estes estímulos podem atravessar os canais e estimular o nervo, provocando uma dor breve e aguda da sensibilidade dentária.
Porque é que sinto Sensibilidade Dentária?
Existem duas principais razões que levam à exposição da dentina e à sensibilidade dentária:
- Recessão gengival – causada normalmente pela doença gengival ou pela escovagem demasiado agressiva.
- Desgaste do esmalte – esmalte da parte exterior do dente pode sofrer algum desgaste com o decorrer do tempo, se a escovagem for demasiado agressiva e se consumir frequentemente alimentos e bebidas ácidos ao longo do dia.
Se está preocupado com a sensibilidade dentária deve falar com o seu médico dentista. Um profissional da área pode indicar-lhe se tem sensibilidade dentária e aconselhá-lo sobre o tratamento mais adequado.
Se tem sensibilidade dentária, a escovagem duas vezes ao dia com um dentífrico Sensodyne pode ajudá-lo. Sensodyne é a marca Nº 1 mais recomendada¹ por dentistas para dentes sensíveis. Para um alívio rápido, Sensodyne Rapid Action está clinicamente comprovada no alívio da sensibilidade dentária em apenas 60 segundos, para que possa voltar a comer e beber sem se preocupar com as pontadas indesejáveis. Existe uma gama completa de dentífricos Sensodyne, para que possa escolher qual o mais adequada às suas necessidades.
¹Nielsen, 2019
SOBRE SENSIBILIDADE